Solicite uma proposta

Digite abaixo os seus dados para que possamos entrar em contato.

08/10/2018
Cinco dicas para motoristas iniciantes

A grande maioria dos motoristas novatos têm muitas dificuldades nas primeiras vezes que dirige sozinho. Alguns chegam a entrar em pânico, afinal, a insegurança faz parte do nosso mecanismo de defesa. Mas lembre-se: se você recebeu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é porque sabe dirigir. A seguir a Kia Power Imports apresenta cinco dicas que certamente vão te ajudar muito nas suas primeiras vezes.

DICA 1: Entre no carro e tente lembrar do que aprendeu na autoescola. Acalme-se, tudo o que deve ser feito você já sabe como fazer. Respire fundo tantas vezes quantas julgar necessário. Observe o trânsito a sua volta, preste atenção, obedeça à sinalização e siga em frente.

DICA 2: Antes de encarar o trânsito pesado, treine bastante (sozinho) em lugares mais calmos, com pouca circulação de veículos e pedestres. Habitue-se a observar e respeitar a sinalização de trânsito no local em que estiver treinando. Ande sempre em velocidade mais baixa do que a permitida. Repita este treinamento quatro ou cinco vezes, até se sentir mais seguro(a) na direção. Não se esqueça de treinar bastante as manobras de estacionamento.

DICA 3: Ouça seu automóvel, logo você vai descobrir quando vai precisar mudar de marcha. Sentir os ruídos do carro é muito importante para sua segurança, mas isso leva um pouco de tempo. Quando dominar os sons normais do seu carro, você vai perceber qualquer pequena alteração, que pode indicar um problema mecânico. Mantenha os pneus calibrados segundo a indicação do manual do proprietário. Pneus fora da calibragem correta podem provocar ruídos e trepidações na direção, além de desgaste desnecessário.

DICA 4: Retrovisores. Talvez seja o principal instrumento de apoio dos motoristas. Regule-os de forma a garantir que você tenha visão de praticamente tudo a sua volta. Quando estiver dirigindo, use-os para verificar os veículos que se aproximam pela traseira. Cuidado especial com as motos que costumam andar nos corredores entre os carros. Habitue-se a sempre usar os retrovisores, sem deixar de prestar atenção ao trânsito.

DICA 5: Tente sempre antecipar/prever as atitudes dos demais motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Parece impossível, mas não é. A chamada “direção defensiva” é fundamentada em alguns pilares, dos quais dois deles são: respeitar a sinalização e tomar decisões prevendo o que os demais usuários da via irão fazer. Tome um cuidado especial com as crianças, elas são “experts” em atitudes imprevisíveis. Nunca use o celular quando estiver dirigindo, tente ficar apenas no viva voz quando for absolutamente necessário. Digitar mensagens? NEM PENSAR.

É claro que poderíamos ficar aqui redigindo páginas e mais páginas de dicas aos novatos na condução de automóveis. Porém, acreditamos que essas cinco vão te ajudar a superar os medos e inseguranças na direção de um veículo. Insegurança é natural, medo não. Lembre-se você é capaz.