Solicite uma proposta

Digite abaixo os seus dados para que possamos entrar em contato.

23/03/2018
Conheça as cores de carros preferidas dos brasileiros

Segundo estudo patrocinado pela divisão de tintas da BASF, cujos resultados, relativos à 2017 e que foram divulgados no dia 23/02/2018, a cor branca continua tendo a preferência dos consumidores de todo o planeta, inclusive dos sul americanos, por outro lado os brasileiros ainda preferem o prata. No mundo o branco tem um Market share de 40%.

O branco é seguido pelo preto e cinza/prata, que são chamadas pelos entendidos de cores acromáticas. Dentre as cores cromáticas destacam-se (pela ordem de citação) o azul, vermelho e marrom.

Uma informação curiosa desta pesquisa mostra que a preferência por cores pode mudar dependendo do segmento analisado. Nos modelos SUV, que têm vendas crescentes em todo o mundo as cores preferidas são o branco e o preto, já nos demais segmentos as cores preferidas ainda são o branco, o preto e o cinza/prata, mas, já aparecem com mais destaque as cores, azul e vermelho, com um crescimento importante na cor marrom.

No Brasil, a preferência por cores não é muito diferente do resto do mundo, aqui 76% dos carros vendidos são cinza/prata, brancos e pretos, reafirmando que é a preferida dos brasileiros é a cor prata. De acordo com uma outra pesquisa as mulheres têm 9,2% mais chances de comprar um carro prata que os homens, estes por sua vez têm 12,3% mais chances de comprar um carro vermelho do que as mulheres.

Falando de automóveis usados, 31% deles são da cor prata, que é associada à tecnologia, 29,6% são pretos, cor relacionada à elegância, porém mostra com mais evidência danos na pintura, além de absorver mais calor no verão.

Podemos afirmar que no Brasil as três cores mais vendidas são: em primeiro lugar a prata, em segundo lugar o branco, que ainda está na fase de crescimento. Na terceira posição temos o preto.

As pessoas, em geral, quando vão comprar um carro usado ou seminovo costumam verificar as condições da carroceria, se não tem amassados ou arranhões, o consumo de combustível e até mesmo o funcionamento mecânico do veículo. Entretanto existe um aspecto que tem consideração quase instintiva e que em muitos casos decide ou não pela compra. Estamos falando da cor, por exemplo um automóvel prata é vendido muito mais facilmente do que os de outras cores, mesmo que estejam nas mesmas condições de conservação e tenham preços semelhantes. Você pode observar facilmente nas revendas que é muito mais fácil conseguir um desconto se o veículo não for prata, e se for prata/cinza normalmente não tem negociação.

Este fator certamente também é muito importante na compra de um veículo zero, se você optar por um carro prata terá garantia de que o revenderá em prazos menores e por preços um pouco melhores. Isto também vale para os automóveis brancos e os pretos, mas, carros brancos ou pretos não terão a mesma facilidade de venda que um prata/cinza.