Solicite uma proposta

Digite abaixo os seus dados para que possamos entrar em contato.

26/03/2018
Vale a pena ter um carro automático?


Durante a negociação de um novo veículo, quase todo mundo fica em dúvida sobre quais são os diferenciais que realmente valem a pena na hora da troca. O câmbio automático é um destes diferenciais que geram incertezas por ainda ser desconhecido de muitos motoristas.

Pensando nisso, preparamos este texto informativo que vai ajudar a compreender se um carro com câmbio automático é mesmo o que você precisa. O uso desta tecnologia que dispensa o uso de embreagem e da troca de marcha manual vem aumentando no mercado. Segundo a consultoria Jato Dynamics, nos últimos cinco anos, carros com câmbios automáticos cresceram 13,5%. 


# O que é e como funciona um câmbio automático?

Os carros com câmbio automático não possuem pedal de embreagem pois o câmbio atua diretamente na transmissão de marchas do veículo. Isso quer dizer que é uma máquina que não depende do condutor para regular a velocidade e força do veículo (torque) diante das diferentes condições do terreno em que o carro está sendo conduzido.

Em resumo, o sistema de transmissão do câmbio tem autonomia para interpretar a relação entre a velocidade e a rotação do motor que possibilita a troca automática entre marchas de forma adequada. Isso evita forçar o motor sem necessidade e é muito simples para o motorista pois ele não tem a necessidade de ficar trocando de marcha como nos carros com câmbio manual. 


# Vantagens de investir em um modelo com essa função?

Quem tem um carro automático dificilmente desejará voltar a dirigir um modelo com câmbio manual. Confira algumas vantagens: 


  • Comodidade e facilidade ao dirigir.
  • Auxilia a vida de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. 
  • Facilita muito e gera mais conforto para quem precisa se deslocar por vias urbanas com trânsito intenso diariamente. 
  • A segurança é maior, o motor tem a sua expectativa de vida aumentada e os demais componentes da transmissão também. 
  • O desgaste da embreagem, comum em carros manuais, não ocorre no carro automático, pois não possui este pedal. Uma coisa a menos para manutenção. 


# Para quem é o câmbio automático?


Não podemos deixar de destacar que o carro automático é bem mais valorizado e tendência de uso em várias partes do mundo. Em alguns casos, pode gastar um pouco mais combustível, mas vale muito a pena pois em longos trajetos o motorista fica muito menos cansado ao dirigir. Então, se você é uma pessoa prática, com certeza é o que precisa.

A Kia possui vários modelos 0Km com câmbio automático. Estamos te esperando para fazer um test drive! Confira a concessionária mais próxima aqui.